Agrotins 2019 bate recorde e movimenta mais de 2,5 bilhões em TO

O estado de Tocantins ganha a cada ano um destaque econômico na área do agronegócio. A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) começou no dia 7 e foi até o dia 11 de maio. Na sua 19º edição, ela carregou o tema “Agronegócio de Atitude Sustentável”, com o desafio de aproximar a agricultura à sustentabilidade, por meio da utilização das tecnologias disponíveis a fim de melhorar a vida do produtor rural nas suas diversas áreas.

Durante um evento no Palácio Araguaia, com a presença do governador de Tocantins, Mauro Carlesse, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, divulgou o resultado financeiro da feira. A movimentação da Agrotins alcançou o montante de R$ 2.588.129.330,00 (dois bilhões, 588 milhões, 129 mil, 330 reais), um expressivo aumento de 18% comparado com o de 2018. Uma grande média foi a comercialização das caminhonetes, que superou o número de 400 vendidas em 2018, subindo para 700 este ano.

Na feira, as  empresas de máquinas agrícolas, insumos e serviços agrícolas, agroenergias, fazendas, construção civil, concessionárias de veículos, associações e cooperativas, instituições bancárias, órgãos públicos da esfera federal, estadual e municipal, entre outros ligados ao setor agropecuário, preencheram os espaços dos mais de 700 expositores que mostraram seus produtos e serviços.

O governador Mauro Carlesse falou sobre o que é preciso fazer para melhorar a vida do produtor “Temos que ser mais práticos e mais rápidos, pois tudo no Estado é muito burocrático. Durante a Feira, entregamos mais de 40 mil títulos aos produtores, mas temos que ser rápidos, para dar condições a essas pessoas, precisamos melhorar e facilitar.  Só assim o empresário e o agricultor vão crescer”, destacou Carlesse.

Em apenas cinco dias, esse marco expansivo de fomento financeiro para a região, levou cerca de 186 mil pessoas a uma das maiores feiras de agropecuária da região Norte do país. Dada uma extensa programação nas potencialidades do agronegócio, foram impulsionadas e divulgadas as ações de pesquisa, adaptação, validação, divulgação e transferência de tecnologias para os produtores de vários estados.

Os trabalhadores rurais como pecuaristas, produtores, agricultores familiares e empresários,  também tiveram a oportunidade de receber no Agrotins, cursos, seminários, workshops e palestras sobre agronegócio, como base para o compartilhamento de informações relativas à sua área produtiva, com o objetivo de adaptação das novas tecnologias a realidade desses profissionais da agricultura e pecuária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *